09 cachoeiras que você precisa conhecer em Pirenópolis

A cidade, que está localizada a cerca de 120 km de Goiânia e 150 km de Brasília, possuí diversas cachoeiras incríveis e cristalinas para os amantes da natureza


Localizada a cerca de 120 km de Goiânia, este é um destino imperdível para aqueles que estão visitando o estado de Goiás. Além de conter todo o visual de uma cidade histórica, fazendo com que seus visitantes se sintam em 1900, quando a exploração do ouro tomou conta do lugar, a cidade é repleta de belezas naturais que vão te encantar, como cachoeiras e rios.

Para que você possa ter uma ideia de toda a sua dimensão, são aproximadamente 80 cachoeiras nos arredores da cidade que são abertas ao público. Devido a sua localização, próximas à Serra dos Pireneus, as suas águas são cristalinas e com baica salinidade. Esses fatores fazem com que elas sejam conhecidas mundialmente e adequadas para o banho.

Para ajudá-lo nessa aventura, montamos essa lista com algumas das melhores cachoeiras de Pirenópolis, que merecem a sua atenção!


Cachoeiras Bonsucesso


Localizada na Fazenda Bonsucesso, a cerca de 5km do Centro Histórico de Pirenópolis, as cachoeiras ficam abertas para visitação todos os dias, das 8:00h às 16:00h. Aqueles que forem ao local poderam escolher entre 2 opções de trilha, a primeira é feita a cavalo e leva até uma das cachoeiras e a segunda é feita à pé e te leva para todas as seis cachoeiras do lugar.

Para melhorar ainda mais a experiência, o lugar conta com um restaurante, que fica aberto nos finais de semana e feriados, e uma loja de doces artesanais. Para receber mais informações sobre as visitações e os valores de cada trilha, você pode entrar em contato com a equipe por meio dos números a seguir!

Horário de Funcionamento: Todos os dias, das 8:00h às 16:00h

Telefone: (62) 99922-9298 / (62) 99915-6374



Cachoeira das Araras


A cachoeira, que se encontra no Rio Dois Irmãos, dica a 18 km do Centro Histórico de Pirenópolis. Para chegar ao local, você vai precisar passar por 15km de estrada asfaltada e 8 km de estrada de terra. O fato do caminho ser basicamente todo feito por meio de estradas faz com que seja possível parar com o carro em um local próximo da cachoeira. 

O fácil acesso ao local faz com que ele seja ideal para passeios em família, sem precisar seguir uma trilha para chegar ao seu destino. Compondo o espaço ao redor da cachoeira, é possível encontrar ranchos com churrasqueira, restaurantes e pousadas.

Horário de Funcionamento: Todos os dias, das 8:00h às 18:00h

Telefone: (62) 99973-1150 / (62) 99195-1516



Cachoeira do Coqueiro e Garganta


Localizada no Parque do Coqueiro, o acesso a esta cachoeira é bem fácil, basta pegar a BR-070 e seguir por 12km, até encontrar as placas de indicação da 'Cachoeira do Coqueito e Cachoeira Garganta'. Além de poder banhar nas cachoeiras, os visitantes também podem desfrutar de trilhas ecológicas.

Horário de Funcionamento: Todos os dias, das 9:00h às 17:00h

Telefone: (62) 99944-6661



Cachoeira Paraíso e Lobo


Possibilitando uma otima relação entre os visitantes e a natureza, as cachoeiras se encontram a 30km do Centro Histórico de Pirenópolis. Além da Cachoeira Paraíso e a Cachoeira Lobo, o local conta com seis piscinas naturais, uma lagoa, um parquinho infantil e várias trilhas, redários, restaurantes, pousadas e áreas de camping.

Horário de Funcionamento: Todos os dias, das 9:00h às 17:00h

Telefone: (62) 99938-5490



Cachoeira do Abade


Localizada a cerca de 17km de destância do Centro Histórico de Pirenópolis, o local conta com 4 cachoeiras, sendo a do Abade a principal delas. Conhecida como uma das mais belas da cidade, a Cachoeira de Abade tem 22 metros de altura e o local também conta com trilhas, mirantes, e um restaurante.

Horário de Funcionamento: Todos os dias, das 9:00h às 16:00h 

Telefone: (62) 99870-9591



Cachoeira Santa Maria e Lázaro


Com uma estrutura completa, as duas cachoeiras estão localizadas na Reserva Ecológica Vargem Grande, situada a 11km do centro de Pirenópolis. Com uma pequena trilha, a Cachoeira Santa Maria fica a apenas 500m do estacionamento do local. Enquanto isso, a Cachoeira do Lázaro está a 1.300m de distância da entrada , sendo de nível médio. 

Para compor o cenário, o local possuí duas lanchonetes, banheiros, estacionamento e salva-vidas!

Horário de Funcionamento: Todos os dias, das 9:00h às 16:00h

Telefone: (62) 3331-3071



Cachoeira do Rosário


Além de ser um dos principais pontos atrativos de Pirenópolis, a cachoeira tem a queda livre mais alta da região. As águas cristalinas do local são rodeados por piscinas naturais, grutas, trilhas e um restaurante de fogão a lenha.

Horário de Funcionamento: Todos os dias, das 9:00h às 17:00h

Telefone: (62) 98417-6565



Cachoeira dos Dragões


Localizada no Mosteiro Zen, na Várzea do Lobo, o local fica a 43km de Pirenópolis e contem 8 cachoeiras belas e cristalinas. Para chegar no lugar, é preciso o acompanhamento de um guia turístico e o percurso dura aproximadamente 4 horas. 

Apesar de não possuir uma estrutura ao seu redos, como as demais, o local é uma ótima opção para os mais aventureiros!

Horário de Funcionamento: De quarta a domingo, das 9:00h às 17:00h

Telefone: (62) 98321-0012



Cachoeira da Meia Lua


Encontrada a apenas 5km do Centro Histórico de Pirenópolis, a Cachoeira da Meia Lua é uma das mais próximas da cidade, na Serra dos Pireneus. Com trilhas bem fáceis de se fazer, o local pode ser visitado pegando a estrada de acesso do Parque dos Pireneus.

Com uma corredeira de 200 metros, o lugar também conta com várias quedas d'água e piscinas naturais. Além disso, a área disponibiliza vestuários, banheiros e lanchonetes em suas extensões.

Horário de Funcionamento: Todos os dias, das 9:00h às 17:00h

Telefone: Não encontrado