top of page

Após encontro entre líderes dos EUA e da Coreia do Norte, expressa apoio às relações para a paz

O secretário-geral da ONU saudou as reuniões envolvendo os líderes da Coreia e dos Estados Unidos em Panmunjom, particularmente o anúncio de que a Coreia do Norte e os Estados Unidos retomarão o diálogo em grupos de trabalho.


As declarações de António Guterres seguem-se ao encontro de domingo entre  o presidente norte-americano Donald Trump, e o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, na zona desmilitarizada na fronteira entre as Coreias.


O presidente dos EUA, Donald Trump, cumprimenta o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, na Zona Desmilitarizada Coreana, que separa a Coreia do Norte e do Sul em 30 de junho de 2019.


Breve Momento

Na área fronteiriça de Panmunjom, Trump entrou por um breve momento em território da Coreia do Norte.

As imagens de aperto de mãos entre Trump e Kim Jong-un rodaram o mundo e nessa ocasião o líder norte-coreano destacou que “era a primeira vez que um presidente dos Estados Unidos visitava a Coreia do Norte”. 

António Guterres disse apoiar  plenamente os esforços contínuos das partes para estabelecer novas relações para a paz sustentável, segurança, desnuclearização completa e verificável da Península Coreana.

Fonte: ONU

bottom of page