top of page

Campanha dos Bombeiros “Mais que salvar vidas, um pacto de amor com a sociedade”

O projeto busca ampliar a relação entre a Corporação e a Sociedade. 


O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) lançou oficialmente, na tarde de sexta-feira(18) às 14h30 na Academia de Bombeiro Militar –ABMIL – Museu Histórico do CBMDF, a campanha “Mais que salvar vidas, um pacto de amor com a sociedade”.

O CBMDF visa não apenas disponibilizar dados e informações para os meios de comunicação, sobretudo ampliar e reafirmar o compromisso, de bem servir toda população, mas não apenas servir, mas servir com amor.



Em parceria com a Empresa de Correios e Telégrafos – ECT, foi lançado na ocasião, um selo e carimbo com o tema da campanha. O Superintendente da ECT no DF, Luís Fernando Castilho Lavoyer, elogiou a corporação pelo grau de confiança junto à sociedade. “São registros históricos de momentos marcantes para o país e a ECT tem muita satisfação em eternizar essa campanha”, frizou. Participaram da cerimônia de lançamento, os representantes das ECT, a Artista Plástica Dra.Luiza Aguirre, o  Sub-Comandante Geral do CBMDF Coronel Reginaldo Ferreira de Lima, o Comandante-Geral do CBMDF Coronel Carlos Emilson Ferreira dos Santos e o Sr. Milton Atanazio, Cônsul da República de Belarus.

Os números são surpreendentes, quando revelam que no ano de 2019 o CBMDF realizou mais de 28 mil atendimentos de acidente com veículo; mais de 33 mil atendimentos de emergência médica; mais de 10 mil atendimentos de atividade preventiva; mais de 18 mil atendimentos a ocorrência de incêndio; mais de 17 mil atendimentos em operações, totalizando até agora, neste ano de 2019, 108 mil 904 atendimentos à sociedade.

Mais que salvar vidas o CBMDF tem em sua identidade institucional um traço importante que é a empatia. A instituição tem profundo respeito e amor por cada pessoa (independe de sexualidade, raça, cor, religião, condição social) que busca o socorro, tem um pacto de amor com a sociedade.



Há 53 anos no Distrito Federal, a corporação está sempre pronta a oferecer, se preciso for a própria vida. Ademais, uma das expressões deste sentimento são os projetos sociais. Isso será mostrado à população e faz parte do planejamento da campanha.

É um momento de celebrar e ampliar o conhecimento, apresentar para toda sociedade, o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal como nunca antes foi apresentado, abrindo espaço e convidando a todos a conhecerem a instituição. Além de salvar, cultiva vida. Para além das lágrimas que seca, é uma instituição que ajuda a construir sorrisos.

O CBMDF mantém diversos projetos sociais que visam a aproximação com a comunidade. Entre eles o Bombeiro Mirim, que atende 1.896 crianças e adolescentes com atividades esportivas, educativas e culturais. O Bombeiro Amigo, que oferece atividades físicas, educativas e culturais a cerca de 1.132 idosos. O Projeto Cão Guia, que possibilita a inclusão social e qualidade de vida da pessoa com deficiência visual, por meio do treinamento e adestramento de cães guias.









O Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal Coronel Carlos Emilson Ferreira dos Santos, destacou que “Nosso objetivo foi, desde o primeiro dia, o de abrir as portas para a sociedade. E a campanha é isso, é mostrar tudo o que fazemos, que vai além do combate a incêndio”.

Toda a estrutura de Comunicação dos Bombeiros, comandada pelo Tenente-Coronel Barcelos estão empenhadas em mostrar e prestar contas à sociedade do trabalho feito pela instituição.


Por Milton Atanazio

Com informações: CBMDF (CECOM)

bottom of page