Copa do Mundo do Qatar: 10 pontos para visitar no país além dos estádios

São esperados mais de 1 milhão de torcedores de todo o mundo no país, que possui diversas atrações para conhecer, de museus a ilhas paradisíacas. Que tal aproveitar a viagem para desbravar o destino?


A Copa do Mundo do Qatar é, sem dúvida, o evento esportivo mais esperado do ano. É a 22ª edição do mundial e acontecerá entre 21 de novembro e 8 de dezembro – período um pouco diferente dos anteriores, que historicamente acontecem no meio do ano.

O país será o 18º a sediar os jogos e marca a segunda vez de uma Copa do Mundo na Ásia – Coreia do Sul e Japão sediaram juntos em 2002.

Neste ano, serão 28 dias de competição disputados em oito estádios diferentes que receberam USD 6,5 bilhões em investimento. O site oficial para reserva de hospedagens já foi lançado e mais de 175.000 quartos estão à disposição dos turistas, segundo a organização. As diárias partem de R$ 400.


Westbay é um dos principais bairros de Doha, no Catar, que receberá a Copa do Mundo de 2022 divulgação

O Catar espera mais de 1,5 milhão de torcedores durante este período e tem se preparado para isso.

Além de assistirem à competição mais conhecida do mundo, as pessoas que vão até lá buscam desbravar o país e, claro, “turistar”. De praias até museus, se você é um desses fãs e está programando sua viagem, confira opções para conhecer em sua passagem pelo destino.


Ras Abu Aboud Stadium, em Doha, no Catar, é um dos estádios da Copa do Mundo de 2022 / Divulgação

Passeios no deserto

Uma dos pontos naturais mais impressionantes do Catar é o ‘Inland Sea’, em Khor Al Adaid. É uma reserva de água onde o mar invade o coração do deserto. Aproveite a região para fazer uma aventura em suas dunas, em uma espécie de montanha-russa dentro de um carro. Para a experiência ficar completa, a noite pode ser em uma tenda de acampamento – experiência conhecida do local. Lá, é possível desfrutar a culinária da região e apreciar o céu estrelado que sempre é um show à parte.


Corniche, em Doha

Rodeada de Palmeiras, uma calçada à beira-mar de 7km de extensão pode ser o ponto preferido daqueles que gostam de caminhar e praticar esportes. Lá, também pode ser encontrado um passeio bem turístico e tradicional feito em um barco, desfrutando a vista do horizonte, cheia de prédios iluminados de Doha – alguns deles oferecem jantar para a experiência ficar completa.


Bairro de West Bay ao fundo vista do Dhow, barco tradicional feito em passeios em Corniche / Heath Holden

Souq Waqif

O tradicional mercado do Catar não pode faltar na lista. O Souq Wagif fica em Doha e é uma verdadeira viagem no tempo. De fascinantes lojas de antiguidades e mercados de especiarias a vários restaurantes que cobrem cozinhas de toda a região, é uma mistura de moderno e tradicional – a arquitetura dá um show à parte.


Souq Waqif é o mercado tradicional de Doha e encanta por sua variedade e arquitetura / Divulgação

Msheireb Downtown Doha

O centro de Doha também é um ponto que vale a visita. Msheireb é uma área em desenvolvimento com arquitetura contemporânea, que soma construções e museus abrigados em elegantes mansões de estilo árabe. É perto do Soug Wagif e também de hotéis sofisticados, que oferecem refeições de toda a parte do mundo.


Msheireb Downtown é próxima ao mercado tradicional e tem museus em elegantes mansões de estilo árabe / Divulgação

Ilha Artificial

Localizada na costa de West Bay, a The Pearl é uma ilha artificial – foi projetada no antigo local que mergulhadores buscavam pérolas, por isso o nome. Com marinas elegantes, possui hotéis de renome internacional, pontos de compras e uma variedade de cafés e restaurantes para todos os gostos.

Lá também é um ponto que soma uma série de programas para lazer, como cinemas, atividades infantis, pontos instagramáveis, como um letreiro escrito “Eu Amo o Catar”, entre outros que podem ser conferidos neste link.


Museus

Há diferentes museus que podem ser visitados no país, com exposições e enfoques diversos. Os destaques vão para o Museu de Arte Islâmica , Museu Nacional do Catar e Museus Msheireb. Para quem gosta de arte moderna e contemporânea, o Corpo de Bombeiros de Doha e Mathaf são perfeitos.


Museu Nacional do Catar é um dos museus de Doha / divulgação

Shoppings

Se você é aquele turista que não dispensa uma lojinha, nem que seja só para olhar, os shoppings do país são de impressionar. Há desde as marcas mais badalas até as locais, além de experiências diferentes oferecidas pelo espaço. Os mais famosos são o Mall Of Catar, Doha Festival City – com mais de 400 lojas -, e Villagio.


Katara Cultural

O Katara Cultural é um complexo de entretenimento que foi inaugurado em 2010. Um dos pontos mais visitados pelos turistas em Doha, é enorme e nasceu com objetivo de ser um lugar onde as pessoas se reúnem para experimentar as culturas do mundo. Com belos teatros, salas de concertos, galerias de exposições e instalações de ponta, ele pretende se tornar líder mundial em atividades multiculturais.


O Katara é um complexo de entretenimento que foi inaugurado em 2010 que reúne diversas atividades culturais / Divulgação

Ilha Roxa

Localizada no nordeste do Catar, a Ilha Bin Ghannam, popularmente conhecida como “Purple Island”, é um ponto de visita quase obrigatório. A uma hora de carro de Doha, perto da cidade de Al Khor, é famosa por suas belezas naturais, flora e fauna exóticas, e é ideal para um passeio de um dia para toda a família.


Sítio arqueológico Al Zubarah

Situada na Costa ocidental do norte do Catar, Zubarah tornou-se o primeiro Patrimônio Mundial da Unesco do país por “testemunhar uma tradição urbana e de cultivo de pérolas que sustentou a região e levou ao desenvolvimento de pequenos estados independentes que floresceram sem o controle dos Impérios Otomano, Persa e Europeu”.

Foi fundada em meados do século 18, destruída em 1811 e abandonada em 1900. O sítio agrega a cidade fortificada, um porto, um canal marítimo, duas muralhas, o Forte Murarir e Zubara. Para chegar até lá é necessário dirigir por aproximadamente uma hora desde Doha.