Embaixador da Alemanha se reúne com jornalistas no dia da queda do muro de Berlim

O Embaixador da Alemanha no Brasil, Heiko Thoms, e diplomatas, receberam cerca de 45 jornalistas da área internacional para um almoço Embaixada.


O convite foi feito para a Abrajinter ( Associação Brasileira de Jornalistas da Área Internacional e Diplomática) , através de um contato com presidente da Associação, Fabiana Ceyhan.

A data de 09 de novembro celebra o aniversário da queda do muro de Berlim. Em seu discurso Heiko enfatizou a importância da cooperação entre Brasil e Alemanha e cerca de 1000 empresas alemãs instaladas hoje no Brasil e a grande quantidade de descendentes de alemães que difundem a cultura e a língua no Brasil continental.

O dia 9 de novembro marca o fim do muro que dividiu Berlim por 28 anos. Em 1989, milhares de berlinenses se aglomeraram nas travessias da fronteira naquela noite, depois que o governo da RDA anunciou prematuramente novos regulamentos para viagens. A polícia de fronteira não conseguiu mais conter o grande número de pessoas atravessando a fronteira e logo depois da meia-noite, todas as passagens de fronteira da cidade estavam abertas.A abertura da fronteira se torna um pré-requisito para a reunificação alemã. Por causa de seu significado simbólico, a “queda do Muro de Berlim” é considerada o ponto final da divisão da Alemanha e da Guerra Fria.




Almoço foi servido uma deliciosa Feijoada Brasileira

Diplomatas Alemães

Dr. Hans-Ulrich Von Schroeter - Conselheiro de Assuntos Políticos

Presenteei o Embaixador e amigo, Heiko Thoms com uma autêntica cachaça brasileira - @cachacaorizona - Orizona Gold Black

Algumas imagens da Embaixada da Alemanha no Brasil referentes a queda do muro de Berlim em 1989.






Texto: Fabiana Ceyhan

Fotos: Eliane Loin