Festival de cinema francês chega a Brasília

Ação, comédia, animação, drama e filmes históricos. A diversidade da cinematografia francesa chega mais uma vez ao Brasil através do Festival Varilux de Cinema Francês, promovido entre 6 e 19 de junho.


Consolidado como o maior festival de filmes franceses fora da França, em sua décima edição e no ano em que ultrapassa a marca de um milhão de espectadores no país, o Varilux traz para o público uma programação composta por 16 longas-metragens recentes, um clássico e um filme de ação

Até o dia 19 de junho, Brasília recebe mais uma edição do Festival Varilux de Cinema Francês, uma das maiores mostras do gênero no país. Na cidade, o Cine Cultura Liberty Mall, o Espaço Itaú de Cinema (Casapark), a Sala Le Corbusier e o Cinemark Pier 21 exibem os filmes participantes.

A maratona de filmes completa 10 anos em 2019 e já alcançou a marca de um milhão de espectadores. Além de Brasília, o festival passa por diversas outras cidades do Brasil e, além da exibição dos filmes, acontecem atividades como debates, ações e sessões educativas e laboratórios de roteiros.

O evento é realizado pela produtora Bonfilm e tem como patrocinador principal a Essilor/Varilux, além do Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura; a Secretaria de Estado de Cultura, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro; a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. Outros parceiros importantes são as unidades das Alianças Francesas em todo Brasil, a Embaixada da França no Brasil, as distribuidoras dos filmes e os exibidores de cinema independente/de arte e as grandes redes de cinema comercial.


Em 2010, o festival foi realizado em nove cidades, exibido em 11 salas de cinema e visto por cerca de 25 mil pessoas. Nove anos depois, em 2018, atingiu quase todo o Brasil, tendo passado por 88 municípios, 118 salas e consumido por um público de 172 mil pessoas de todas as idades.

“Queremos dedicar essa décima edição à formidável criatividade da sétima arte francesa, aos exibidores e distribuidores brasileiros que resistem; ao entusiasmo e à curiosidade do público; a todos aqueles e aquelas que nos apoiam e a todos os que defendem a diversidade cultural e cinematográfica no Brasil”, enfatiza Christian Boudier, diretor e curador do festival.

A lista completa dos filmes e horários está disponível na página do evento.

Foto: Unsplash



SERVIÇO Festival Varilux de Cinema Francês Data: até 19 de junho

Exibições pagas nos cinemas. Os valores dos ingressos são os mesmos praticados em cada unidade. Informações: página do evento