Penedo, um pedaço da Finlândia no sul do Rio de Janeiro

Natureza, espírito natalino e tradições finlandesas vão fazer você se encantar pelo vilarejo fluminense

Um pedaço da Finlândia encravado no sul do Rio de Janeiro. Essa é Penedo, distrito de Itatiaia e única colônia finlandesa do Brasil.

Os primeiros finlandeses chegaram em Penedo em 1929, liderados por Toivo Uuskallio, agricultor e religioso, que idealizava construir uma colônia nórdica nos trópicos.

O turista encontra os nomes das lojas escritos em finlandês, iguarias do país nórdico nos cafés e restaurantes -como o korvapuusti, doce típico.



Destino para ir o ano todo

O charmoso vilarejo de Penedo é destino para ir o ano todo. No verão, é possível se banhar nas inúmeras cachoeiras de águas cristalinas, e geladas, da região. No inverno, o clima aconchegante dos bares, restaurantes e chocolatarias tão o tom da estação.

Agora não se espante se encontrar decoração natalina ou o papai Noel em algum canto, em especial no Shopping Pequena Finlândia. É que o bom velhinho tem uma vila inteira para chamar de sua em Penedo e que fica aberta o ano inteiro.

Chocolates, geleias, chutneys e sorvetes artesanais finlandeses enchem os olhos dos visitantes, que encontram as delícias nas ruas centrais de Penedo. Nos shoppings e galerias, lojas de artesanato oferecem tapeçarias, velas, cerâmicas, roupas e souvenires.



A natureza de Penedo e região

Para quem gosta de natureza, as cachoeiras estão entre as principais atrações de Penedo, como as Três Bacias e a de Deus. Mas também é possível fazer trekking, cavalgadas, passeios de quadriciclo ou simplesmente, “sentir o lugar”.

Penedo também é o ponto de partida para quem quer subir a Serra da Mantiqueira e passar o dia ou pernoitar em outros dois paraísos: Visconde de Mauá, distrito de Resende, e Maringá, que pertence a Itatiaia e faz divisa com Bocaina de Minas (MG) –só atravessar uma pequena ponte a pé.

A vila de Maringá é mais agitada. Além de bares, restaurantes e lojinhas, também possui inúmeras cachoeiras.


Serrinha do Alambari: muito verde e natureza perto de Penedo, no RJ


Gastronomia

Os vigorosos pratos da cozinha nórdica são encontrados facilmente nos cardápios dos bares e restaurantes de Penedo, assim como os pratos à base de trutas fresquinhas, criadas nos rios e lagos da própria região. Aproveite e saboreie as cervejas artesanais da região. São ótimas, por sinal.

Muitos estabelecimentos estão no centro do vilarejo, inclusive no Shopping Pequena Finlândia.

Não deixe de visitar também A Casa do Chocolate, com suas delícias feitas de forma artesanal. Não deixe de provara os doces caseiros como o strudel de maçã e a torta sacher, de receita austríaca e feita com chocolate, damasco e rum. Para acompanhar, chocolate quente servido com chantilly ou bebida alcoólica (para os dias mais frios).




Onde se hospedar em Penedo

Penedo, Visconde de Mauá e Maringá possuem inúmeros hotéis e pousadinhas charmosas que acomodam tantos casais ou famílias. Clique aqui e confira opções.

O acesso a Penedo é bem fácil. A principal rodovia de acesso é a Presidente Dutra (BR-116), tanto para que está na cidade do Rio de Janeiro (170 km) ou São Paulo (269 km).