Temporada de inverno nos EUA: resorts de esqui unem esportes radicais e aconchego em meio a neve

Fã de esqui ou não, centrinhos charmosos, gastronomia acolhedora e hotéis sofisticados aquecem ainda mais a atmosfera única dos destinos de neve no país norte-americano; confira dicas e novidades



Enquanto o calor começa a chegar no Hemisfério Sul, a parte Norte do mundo já presencia o cair dos primeiros flocos de neve e se prepara para a temporada de inverno nos próximos meses, principalmente a partir de novembro.

E quando o assunto é acelerar o coração com esportes radicais no gelo, e de quebra montar bonecos na neve ao lado dos pequenos, os Estados Unidos saem na frente com uma série de destinos em que o frio é o maior charme.

Se está a fim de deixar nosso calor de lado e aproveitar a temporada 2022/23 de neve fora do Brasil, a dica é aproveitar os resorts de esqui do país norte-americano.


EUA possui destinos com ótima infraestrutura para temporada de neve; Aspen, no Colorado, é um dos queridinhos dos brasileiros

Eles estão situados essencialmente mais ao oeste e norte do país, como nos estados do Colorado e de Utah.

Aspen e Park City, por exemplo, são cidades preparadas para nos receber da melhor maneira possível: centrinhos elegantes, hotéis sofisticados, restaurantes que nos aquecem com criações gastronômicas e, claro, enormes áreas para a prática de esportes na neve.

É uma delícia terminarmos o dia ao redor de uma fogueira ou ainda em banheiras de hidromassagem quentíssimas que contrastam com as temperaturas abaixo de zero do lado de fora.

Preparados para se divertirem – até mesmo relaxarem – na neve? Então separem os casacos e viajem comigo com as dicas abaixo:


Vestimentas e equipamentos

Mesmo que não seja sua primeira vez em meio às pistas de esqui, ressalto alguns detalhes que não devem ficar de fora da viagem.

Como as temperaturas ficam abaixo de zero, é superimportante prestarmos atenção nas roupas e equipamentos.

Roupas térmicas, como calças leggings e blusas de manga comprida são a base das vestimentas. O fleece, casaco de lã sintético, é apropriado para usarmos entre a camiseta térmica e a jaqueta.

Obviamente, calças, jaquetas, macacões, botas e malhas para dentro e fora das pistas são obrigatoriedade, assim como luvas, cachecóis e gorros.

Hidratante para os lábios e protetores solares potentes devem estar entre os produtos da nécessaire, assim como óculos de sol.

Há também uma série de equipamentos que podem ser alugados nas próprias estações, como óculos de esqui, capacetes e os esquis e bastões.

A maioria das estações também oferecem aulas para os mais diferentes níveis de aventureiros, desde as crianças até aqueles que querem apostar em trajetos mais arrojados.


Destinos de neve nos EUA


Aspen, Colorado


Aspen é uma das estâncias de esqui mais conhecidas dos EUA e também dos brasileiros na hora de esquiar

É um dos locais de neve mais conhecidos dos Estados Unidos e também queridinho por nós brasileiros. O clima e a geografia propiciam montanhas nevadas, mas o charme da temporada reside também no entorno: ótimos hotéis, galerias de arte, lojas de grife e gastronomia ímpar.

Não à toa, Aspen também é um dos destinos mais procurados por celebridades quando o frio desperta no país.

São quatro as montanhas espalhadas pela cidade indicadas para esportes: Buttermilk, Highlands, Aspen Mountain e Snowmass.


O charme da temporada também reside no entorno, já que a infraestrutura possui ótimos hotéis, galerias de arte, lojas de grife e gastronomia ímpar

Esta última é a maior delas, com 1.448 hectares, 94 pistas divididas em 241 km e gôndola.

Para a temporada deste ano, que começa em 14 de novembro e vai até abril, algumas novidades se fazem presentes, como a inauguração de uma nova infraestrutura de US$ 23 milhões da base Buttermilk, com um edifício de mais de 800 m² e também um novo restaurante e bar.

Expansões inéditas e programas especiais nos restaurantes locais, como jantares no topo da montanha e apresentações de bandas e DJ’s nas quatro montanhas ao final do dia, também prometem agitar o período.

Aspen é acessada a partir de linhas constantes de transportes terrestres de e para o aeroporto de Denver, capital do Colorado, e também de e para o aeroporto regional de Eagle County.



Vail, Colorado


Vail, no Colorado, Estados Unidos, é um dos destinos preferidos dos brasileiros quando o assunto é neve nos EUA

Outro ponto esquiável no Colorado é Vail, cidade que, apesar do baixo número fixo de moradores, corresponde à maior montanha de esqui do estado.

O local concentra um dos maiores complexos de ski lifts dos Estados Unidos e oferece diferentes tipos de esportes, desde os tradicionais esqui e snowboard a esqui biking – mistura de esqui com bicicleta – e pista com terrenos virgens para esquiadores avançados.



Dividida basicamente em dois centrinhos, Lionshead Vail Square e Vail Village Mountain Plaza, as ruas destes locais são charmosas e contam com lojas, spas, restaurantes e hotéis – como os de grande redes e luxuosos, a exemplo do Four Seasons, do Ritz-Carlton e do Grand Hyatt.

Assim como Aspen, a cidade é facilmente acessada a partir de diversos pontos dos Estados Unidos, já que fica a apenas 48 km do aeroporto de Eagle County e a cerca de 160 km do aeroporto de internacional de Denver.



Park City, Utah


Main Street de Park City é centrinho onde a vida acontece além do agito das montanhas

Próxima a Salt Lake City, no oeste dos Estados Unidos, Park City é a maior área esquiável do país e sua neve é considerada uma das melhores do mundo.

São duas as estâncias principais que funcionam como estações: Park City Mountain e o Deer Valley Resort, que ocupam quase 40 mil hectares de área e oferecem uma variedade interessante de pistas.

Enquanto Park City tem diversas pistas de vários níveis e também concentra centrinho charmoso, Deer Valley é como um resort cinco estrelas na neve.

Além das atividades voltadas apenas a esquiar ou fazer snowboard, outras atrações igualmente interessantes ficam ao redor, como o Parque Olímpico de Utah, que sediou os Jogos Olímpicos de 2002.


Cidade conta com hotéis redes sofisticadas, como Waldorf Astoria, Marriott, Hyatt, entre outros, que variam nos preços e nos serviços ofertados

Outra atração além das estações é Woodward, parque com atividades outdoor e indoor, onde o tubing, boia gigante que escorrega na pista coberta de neve, é a atividade mais popular.

Já no quesito vida après ski, ou seja, depois do esqui, a Main Street é a rua central da cidade e que corresponde ao centrinho charmoso. Com cara de filme de Natal, o local reúne butiques e galerias de arte, além de bares, restaurantes, destilarias e ainda cervejarias ideais para recarregar as energias.

A cidade ainda conta com hotéis de grandes redes sofisticadas, a exemplo do Waldorf Astoria, Marriott, Hyatt, entre outros, que variam nos preços e nos serviços ofertados.

O destino é acessado a partir do aeroporto internacional de Salt Lake City, a apenas 35 minutos de carro.


Jackson Hole, Wyoming


Vista panorâmica da vila, que possui montanha famosa pelos terrenos acidentados e declives

Com mais de 100 pistas que atendem todos os tipos de praticantes de esportes na neve, Jackson Hole, no estado de Wyoming, é famoso pelos terrenos mais acidentados e declives acentuados, o que torna o local como ideal para os que já treinam.

Com um entorno recheado de vistas deslumbrantes, Jackson Hole fica entre vales e nos apresenta uma natureza exuberante, incluindo a presença de certos animais próximos às estradas.


Um dos cartões postais de Jackson Hole é o aerial tram, espécie de bondinho, que transporta até cem pessoas a partir da base Teton Village

Ice skating, paragliding e tours de bike são apenas algumas das várias atividades que podem ser realizadas na região. Também encontramos a diversidade nos diferentes tipos de hospedagem – desde cabanas e camping até quartos do Four Seasons.

As casas locais servem truta, alce e bisão, mas também podemos encontrar cozinhas de outras partes do mundo, como japonesa, tailandesa e indiana, por exemplo .

Com todos os atributos, Jackson Hole é uma das comunidades de resorts de montanha mais acessíveis da América do Norte, sendo servida pelo aeroporto de Jackson Hole.


Local oferece diferentes tipos de atividades na neve além de esqui e snowboard, como ainda ice skating, paragliding e tours de bike

Vale ressaltar que um dos cartões postais de Jackson Hole é seu aerial tram, que transporta até cem pessoas a partir da base Teton Village, que acomoda um centro supercharmoso.